Suporte especializado: quais os impactos na sua estrutura de TI

Conforme as empresas crescem e se desenvolvem, crescem também os requisitos tecnológicos e a infraestrutura de TI. Saiba quais os impactos de um suporte especializado em sua estrutura de TI.

Nem sempre as equipes de TI internas possuem tempo e pessoal suficiente para lidar com os desafios diários dos ambientes. Possuir um suporte especializado terceirizado torna-se, nesses casos, uma necessidade. A seguir, falaremos sobre os impactos do serviço na estrutura de TI!

Quais são as dificuldades em não ter um suporte especializado?

A infraestrutura de TI de uma empresa é muito importante para o correto funcionamento da organização. Uma infraestrutura com alto grau de maturidade é garantia de segurança e performance para a sustentação do crescimento da empresa. E para manter essa infraestrutura saudável, contar com uma empresa terceira, que entregue um suporte técnico multidisciplinar é fundamental.

Caso as empresas não invistam neste serviço, ao longo do tempo poderão enfrentar diversas dificuldades. Veja, na sequência, algumas dos principais:

Falhas humanas

As organizações, de maneira geral, utilizam de diferentes recursos para desenvolver as ações de rotina. A infraestrutura de TI é a base de sustentação para softwares como ERPs, Financeiros, CRM, etc. Além disso, ela é o canal de acesso dos colaboradores à internet e os diversos serviços que diariamente executam, como transações bancárias, enviar e-mails, navegar pela internet, redigir textos na nuvem, entre tantas outras finalidades.

Todos esses recursos são essenciais para o funcionamento das organizações. No entanto, se não forem tomados os devidos cuidados, as falhas humanas podem ocasionar sérios problemas para as empresas.

Se os colaboradores usarem senhas muito fracas nos sistemas, por exemplo, aumentam as chances da companhia ser ameaçada por hackers. Com o suporte especializado, as empresas serão orientadas nesse sentido, dentro das melhores práticas.

Ausência de manutenção

Para garantir o pleno funcionamento da infraestrutura de TI, é fundamental que as empresas realizem manutenções nos softwares e hardwares periodicamente.

É imprescindível que tudo seja monitorado, para que as vulnerabilidades possam ser facilmente identificadas. 

Além disso, é preciso monitorar as versões dos programas, atualizar patches de segurança e corrigir possíveis defeitos em equipamentos.

É comum algum destes serviços serem negligenciados quando todas as atividades estão centralizadas na equipe interna de TI, que divide a atenção com uma infinidade de atividades diárias. O suporte especializado terceirizado mantém o olhar atento ao seu ambiente, bem como, atua rapidamente na correção de problemas em caso de incidente.

Falta de agilidade em situações excepcionais

Por mais que uma empresa esteja bem preparada no seu setor de TI, existem algumas situações que fogem ao seu controle. É o caso, por exemplo, de desastres naturais.

Se ocorrer um incêndio ou enchente, por exemplo, a empresa terá o seu parque tecnológico comprometido. O suporte especializado, ajuda a identificar de maneira ágil eventual problema, e colabora para que a sua operação possa rapidamente ser restabelecida.

O que é um suporte especializado terceirizado?

Como  você pode perceber, o suporte especializado terceirizado caminha de mãos dadas com a equipe interna de TI, sendo um serviço especializado no tratamento e na prevenção de problemas tecnológicos nas empresas.

As companhias que contam com esse serviço conseguem obter um apoio contínuo para as suas áreas de TI. Dessa forma, os problemas podem ser evitados e, caso ocorram, corrigidos antes que tomem proporções maiores.

Como funciona e o que faz o suporte especializado terceirizado?

O suporte especializado terceirizado pode ser acionado pelas empresas contratantes em qualquer dia ou horário através de uma contratação sob demanda. Porém, o cenário ideal aponta para a contratação de um apoio contínuo, para resolver quaisquer questões que envolvam o departamento de TI.

Vale lembrar que as equipes do suporte técnico em TI são formadas por profissionais altamente qualificados, que têm a formação e a expertise necessárias em diversas tecnologias, para garantir o bom funcionamento da sua empresa.

Os profissionais que fazem parte dos times de suporte especializado são especialistas em softwares e hardwares, além de saberem adotar boas práticas no processamento de dados e manipulação das redes de computadores.  

Vantagens do suporte especializado para a sua empresa

Tendo em vista a necessidade que as empresas têm em investir em novas tecnologias para acompanhar a transformação digital, ter um suporte especializado é algo cada vez mais buscado.

Ao contratar esse serviço, são diversos os benefícios obtidos. Veja, abaixo, quais são os principais deles!

Monitoramento 24/7

O suporte especializado de TI conta com uma equipe especializada, que fica à sua disposição durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. De tal maneira, você poderá ficar despreocupado e garantir que a tecnologia seja uma verdadeira aliada para o seu negócio.

O monitoramento 24/7 garante que as ameaças e as vulnerabilidades possam ser facilmente identificadas. Dessa forma, você evita que ocorram problemas como a perda ou o roubo de dados, por exemplo.

Apoio nas ocorrências do dia a dia

Quando conta com um apoio especializado, a sua empresa também garante o apoio nas ocorrências do dia a dia. 

Dessa maneira, caso aconteça alguma falha nos sistemas ou algum hardware der problema, por exemplo, tudo poderá ser prontamente corrigido.

Otimização de custos na contratação da mão de obra

Também é uma vantagem da contratação de um suporte especializado terceirizado, a redução do custo da mão de obra em TI. 

Não será necessário ter um grande time de tecnologia trabalhando na empresa. Ou seja, a organização fará economia no pagamento de salários dos colaboradores, por exemplo.

Possibilidade de atendimento e especialidades que não possui no quadro de colaboradores

Também há a possibilidade de você contar com o atendimento e especialidades mais específicas, que não existem em seu quadro de colaboradores.

NOC Cognitivo

Você já ouviu falar em NOC Cognitivo? Trata-se de uma solução bem interessante, que facilita as interações entre clientes e usuários.

A solução faz a integração de chatbots, apps de mensagens, chamadas de voz e controle em workspaces.

Quem contrata o suporte especializado em TI também conta com esse serviço, que melhora muito as operações na empresa.

Diferenciais do suporte especializado Flowti

A Flowti é uma empresa que oferece suporte especializado e terceirizado de TI. Entregamos soluções completas, que garantem o melhor da  tecnologia, para que os nossos clientes possam contar sempre com o que há de mais inovador no mercado.

Ao contratar os nossos serviços de suporte especializado, a sua empresa perceberá muitos diferenciais, como os relacionados, na sequência!

Acompanhamento de indicadores

O acompanhamento de indicadores é algo que faz parte da nossa rotina. Contamos com os mais modernos sistemas, para que sejam geradas métricas e índices que formam um verdadeiro raio-X da sua empresa.

Assim, podemos propor melhorias constantes, para que o seu negócio  tenha um diferencial competitivo perante a concorrência. 

Agilidade no acompanhamento de chamados

A nossa equipe é muito produtiva e está sempre pronta para atendê-lo. Os chamados abertos por nossos clientes são constantemente monitorados e rapidamente atendidos.

Temos como objetivo de negócio, garantir a continuidade de sua operação e agregar valor à sua empresa. Tudo isso só se torna possível por conta da agilidade das nossas operações.

Aumento de produtividade da equipe

Ao contar com o suporte especializado da Flowti, a sua equipe perceberá um grande aumento de produtividade. Afinal, não será necessário ficar se preocupando com o monitoramento do seu ambiente, nem com a solução de eventuais problemas dentro do seu ambiente de TI, que estarão à cargo da nossa equipe. 

Ao ter a garantia de segurança e alta disponibilidade de TI, a sua empresa poderá focar mais no core business, ou seja, naquilo que realmente é relevante para o seu negócio. A parte operacional ficará por nossa conta.

Quer saber mais sobre os serviços de suporte especializado da Flowti? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!